terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vamos falar de Crise?


Crise... etimologicamente significa separação, escolha, momento de discernir... a vida é um caleidoscópio de possibilidades, que juntas formam uma imagem tão caótica quanto fascinante... e quando giramos esse caleidoscópio formamos imagens novas, novas árvores de alternativas, florescendo nesse imenso bosque encantado que chamamos de “mundo”.
Há um perigo na crise... o de nos deixarmos dominar pelo fascínio dessa imagem, de nos determos na contemplação das mais variadas formas que nosso caleidoscópio existencial assume perante nossos olhos, e assim não sairmos do lugar... seríamos tal qual o guerreiro petrificado diante da beleza de uma Górgona que no fundo, no fundo, foi ele mesmo quem criou.
De modo algum! Precisamos desfazer nosso caleidoscópio, por mais belo que ele possa parecer... precisamos fazer escolhas, tomar decisões, como a Dorothy e seu fiel Totó na saga de Oz... ainda que todos os caminhos possíveis pareçam ser a mesma estrada de pedras amarelas.
Toda escolha implica em perdas... cada vez que optamos por um determinado caminho, forçosamente estamos abdicando de todas as outras alternativas possíveis para aquele momento, em favor de uma única escolha... e mesmo que mudemos de idéia e voltemos atrás, para começar a trilhar um outro caminho possível, o tempo já não será o mesmo... aquele outro caminho, naquele tempo, já não mais nos é acessível, ainda que o Einstein pintado num quadro em minha parede pareça estar dizendo que não é bem assim.
E o mais fantástico é descobrir no final nas contas que essa escolha vai sempre acontecer, e não tem a menor importância o nível de consciência que temos delas... as escolhas se fazem por si mesmas, enquanto nós temos a ilusão de que nos fazemos a nós mesmos nesse processo. E só quando conseguimos alcançar um patamar onde podemos fazer nossas escolhas sem que sejamos seguidos pelo fantasma da dúvida do que seria de nós caso escolhêssemos quaisquer dos outros caminhos, teremos força ética e filosófica para dizer que atingimos a sabedoria... espero um dia chegar ao topo dessa montanha.
Faço hoje essa viagem pedindo a graça e a iluminação de Deus. Até porque Ele em não raros momentos será a minha única companhia.

Nenhum comentário: