terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pré-conceitos




De todas as pessoas que conheço, a mais sábia é o meu alfaiate: toda vez que eu vou nele, ele toma as minhas medidas, ao passo que os outros tomam minhas medidas uma única vez, e acham que seu julgamento é sempre do meu tamanho. Essa frase pertence a Millôr Fernandes, uma das mentes mais brilhantes que nosso país já viu.

Impressionante como as pessoas são capazes de se fechar na primeira explicação que encontram, sem sequer se dar ao trabalho de perguntar “por quê?”. Tudo bem que muita gente precisa disso, acreditar em uma mentira autoinventada, apenas porque ela é menos dolorosa do que a verdade.

Sempre fui vítima disso. Perdi a conta das vezes em que fui julgado de forma absurda por gente que sequer se deu ao trabalho de conferir. Mas sei que não será o número de adeptos de minha crença o que vai torná-la verdadeira. Quem vier até mim e me perguntar o porquê de eu fazer o que faço, terei prazer em lhe dar satisfações. Quem preferir seus julgamentos previamente estabelecidos, ou suas ilusões autoinventadas, mas que doem menos, tem todo o direito.

Nenhum comentário: