terça-feira, 5 de outubro de 2010

Liberdade



Descobri que voltei a ser LIVRE. A liberdade é o dom mais precioso do homem, tão precioso que Deus nos criou, mas fez questão de nos garantir a liberdade até para não acreditarmos Nele.

Liberdade não pode ser confundida com licenciosidade. Não significa fazermos o que queremos quando queremos. Até porque nossa vontade muitas vezes não nos pertence, somos escravos dela. Liberdade é poder fazer, mas é também poder não fazer.

Eu perdi todas as coisas que tinha em nome de minha liberdade. Que nada, eu nunca tive coisa alguma! As coisas que achava que tinha é que tinham a mim, me tiranizavam, me escravizavam, sugavam meu sangue e minha paz.

Jesus desafiou o jovem rico a vender tudo o que possuía, dar o dinheiro aos pobres e segui-Lo. O jovem foi-se triste, mas não porque ele achasse errado cumprir o desafio do Mestre. Na verdade, ele sabia não ser capaz de se livrar de suas riquezas não porque não achasse isso certo, mas porque sabia que não conseguiria. Ele era escravo do ouro que acumulou.

Liberdade verdadeira só existe assim, quando nos vemos capazes de abdicar de tudo que somos, de nossas posses, de nossos nomes, status sociais, mesmo de nossa identidade, e ainda assim continuarmos a sermos nós mesmos.

Quase todas as pessoas abdicam de sua liberdade a fim de evitar sofrimentos. Tolice das Tolices. Nada é mais sofrido do que trair-se a si mesmo, a fim de evitar dores. Acaba doendo mais ainda.

Há quem doe sua liberdade em nome de não morrer na solidão. Mas convenhamos: o que é pior, diante da Eternidade? Morrer sozinho, ou perceber no fim da vida que vivemos toda nossa existência presos, acorrentados a situações que não queremos, apenas por medo de ficarmos sozinhos? Não, eu não tenho medo da solidão. Antes ela do que passar a vida algemado ao lado de coisas que sei que não quero, mas das quais não consigo me desvencilhar.

Essa é minha estrada. Pode ser louca, diferente, pode ser considerada reprovável por aquelas pessoas que acham que ficar presos a sempre buscar status, situação econômica, convenções sociais e aceitação das pessoas é o máximo de felicidade que se pode atingir. Minha estrada pode ser solitária. O será por não raras vezes. Mas é uma estrada LIVRE.

E SÓ NA LIBERDADE PODEMOS APRECIAR A VERDADEIRA BELEZA DA VIDA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce,"Morrer sozinho, ou perceber no fim da vida que vivemos toda nossa existência presos, acorrentados a situações que não queremos, apenas por medo de ficarmos sozinhos?";Quantas pessoas que vivem dessa forma,em busca somente do que é imposto por uma cega sociedade,são somente ilusões,momentos passageiros.Muitos também me reprovam por eu pensar de uma forma diferente como a sua,bom saber que existem mais pessoas como nós!!